terça-feira, 25 de novembro de 2014

Religiosos fazem abertura do Ano da Vida Consagrada, em Brasília

ESCRITO POR CRBNACIONAL LIGADO . PUBLICADO EM DESTAQUE
 
Por Rosinha Martins | 25.11.14|No Brasil, a CRB Nacional - Conferência dos Religiosos do Brasil, reunirá, no Santuário Dom Bosco, em Brasília - DF, às 18h do próximo domingo, 30,  religiosos e religiosas da região e de estados vizinhos, para a abertura do Ano da Vida Consagrada. A Celebração Eucarística  será presidida pelo arcebispo de Palmas -To e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Pedro Brito  Guimarães. No mesmo horário, haverá uma missa televisionada, celebrada  com os religiosos e fiéis devotos no Santuário de Aparecida, Aparecida –SP.
De  acordo com o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano, dom João Cardeal de Aviz, os religiosos devem celebrar este momento em três perspectivas, amplas,  que, segundo ele, inspiram um caminho positivo.  “Para o passado,  uma memória grata;  para o futuro, a confiança na fidelidade de Deus;  para o presente, uma entrega apaixonada à nossa vocação”,  afirma.  
Para o Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul e membro da Diretoria Nacional da CRB, o religioso Irmão Joaquim Sperandio, o Ano da Vida Consagrada deverá ser para os religiosos tempo de uma reflexão profunda sobre o verdadeiro sentido da Vida Consagrada  em  tempos modernos, adaptando-se à realidade que hoje a ela é apresentada. “Que seja um  grande hino de ação de graças por tudo aquilo que já aconteceu, o que ela já representou para a humanidade e que seja um momento de prospectiva no sentido de olhar para frente e se perguntar como a Vida Consagrada deve se comportar  de agora em diante”,  disse.
A  Superiora Provincial da Província Nossa Senhora dos Pobres de Campo Grande – MS,  pertencente à Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo "Servas dos Pobres" de Gijzegem e membro da diretoria nacional da CRB, Irmã Marlene Oliveira, falou das suas expectativas sobre esse evento eclesial. “É  uma grande alegria poder vivenciar este Ano da Vida  Consagrada com tudo aquilo que a Igreja estará proporcionando à Vida Religiosa no Brasil e uma esperança muito grande com tudo aquilo que nós já estamos lendo como preparação e que causa em nós de novo o encantamento pela Vida Consagrada”, relatou. Irmã Marlene afirmou, ainda, que espera que os religiosos possam viver este ano com abertura a tudo o que será proposto, “se abrindo  a este Kairós, a esta dinâmica da graça que nos vem através do Ano da Vida Consagrada”.
Durante o ano de 2014, o Vaticano propôs aos religiosos e religiosas espalhados em missão pelo mundo, o estudo e aprofundamento sobre a Vida Consagrada  através de duas cartas circulares que versam sobre o tema: ‘Alegrai-vos’, por meio do qual, o Papa Francisco convocou os consagrados e consagradas a cultivarem no cotidiano de suas vidas, a alegria, sinal de uma vida realizada e feliz, consequência de verdadeiro e profundo encontro com o Senhor.“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Com Jesus Cristo, nasce e renasce sem cessar a alegria” (Evangelii Gaudium).
Uma segunda carta, recentemente publicada “Prescrutai”, convida os religiosos a “permanecer com o coração resoluto, fiéis ao Senhor (...)”. Como consagrados, continua o documento, “devemos prescrutar os horizontes da nossa vida e do nosso tempo em vigilante vigília. Prescrutar na noite para reconhecer o fogo que ilumina e guia, prescrutar o céu para reconhecer os sinais anunciadores de bênçãos para a nossa aridez”.
Outras atividades em nível de mundo, acontecerão como abertura do Ano da Vida Consagrada, no próximo final de semana.  No Vaticano,  a abertura se inicia com uma vigília de oração,  no  sábado 29, às 19h,  na Basília de Santa Maria Maior, seguida da Celebração Eucarística no domingo, às 10h, na Basílica de São Pedro.
Confira programação para o Ano da Vida Consagrada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário