OPINIÃO

                   CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL – CRB


                        SDS Bloco H nº 26 Sala 507 Edifício Venâncio II
                     CEP: 70393-900 - Brasília – DF
                        Tel.: (61) 3226-5540 Fax: (61)3225-34




ANO DA VIDA CONSAGRADA – 2015
Entrevista


1.Como a senhora, pessoalmente, acolheu a proposta de um ano dedicado a Vida Consagrada?

R:  Acredito que,  com todos/as os/as Consagrados/as do Brasil, acolhi esse “presente” do Papa Francisco, com enorme alegria e esperança.  Diante de tantos desafios pelos quais passam a sociedade, a Igreja e a Vida Consagrada, é muito oportuno que debrucemos sobre nossa realidade, com essa atitude, para celebrar e rever nossa vida e compromisso com o Senhor.

2. Que representa para a Vida Consagrada no Brasil um Ano a ela dedicado?

R: É um momento de séria reflexão e revisão dos compromissos, “ad intra” e “ad extra”, no interior da cada Congregação e na sua missão profética.  Acredito que o convite do Papa nos fará rever, com muita fidelidade, os Carismas.  Creio profundamente que cada Congregação só avançará na corajosa fidelidade ao seu Carisma Fundacional, descobrindo audaciosamente o “como” encarná-lo e vivê-lo HOJE na Igreja e para o mundo.

3. Um dos objetivos do Ano da Vida Consagrada no Brasil é recordar a História com gratidão, e um segundo, é abraçar o futuro com esperança. Qual é a história a ser recordada com gratidão e qual é o futuro a ser abraçado com esperança.
R: A grande história a ser recordada,  tanto num passado mais remoto, como até bem perto de nós,  é o grande serviço que a Vida Consagrada realizou junto aos mais sofridos, pobres, marginalizados e excluídos do nosso país.  Não se pode pensar num Brasil sem o grandíssimo contributo dos/as Consagrados/as,  desde a vinda dos colonizadores até o presente, lembrando alguns dos mais recentes testemunhos de vida junto ao povo sofrido e espoliado que foram  Ir.Doroty Stang, Ir. Dulce, Santo Frei Galvão e muitíssimos outros, que ocuparia muito nosso espaço aqui.

O futuro a ser abraçado e já sendo concretizado no presente e tenho testemunhado isso na missão que ora assumo, é a continuidade dessa presença profética dos/as nossos/as Consagrados/as,  onde a vida é mais quebrada e desrespeitada  Eles e elas continuam à frente de grandes desafios!  Encontrei muitas/os Irmãs/aos num grande encontro da Comunidades Inseridas do Nordeste, a frente de concretas lutas do povo por mais igualdade e dignidade.  Impressiona-me o número de Consagradas na Rede “Um grito pela vida”, conscientizando e enfrentando a dura chaga do tráfico humano, da exploração sexual e do trabalho de crianças e mulheres.  O futuro é o abraço profético de todas as causas humanas.  Onde a vida está ameaçada, lá deve estar a Vida Religiosa Consagrada.

4. Quais as iniciativas promovidas pela CRB/Nacional já programadas para a Celebração deste Ano?

R: Segue, em anexo, a programação de todas as Celebrações em nível Internacional, Latino Americano, Nacional e Regionais.

5. Como a senhora deseja que esse ano seja vivido pela Vida Consagrada, no Brasil?

R:  O que mais desejo é que cada Congregação, antes de tudo, abrace o Ano como um grande presente do Papa, para rever e celebrar sua vida, carisma e missão,  COM MUITA ESPERANÇA!  Que seja um momento para “criarmos consciência de que somos poucos, mas SOMOS MUITOS”, se permanecermos em comunhão,  seguindo as pegadas de Jesus,  que entregou sua vida a serviço dos mais pequeninos.
                                                                  

                  
                             Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
                               Presidente da CRB Nacional





Nenhum comentário:

Postar um comentário