quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Religiosos refletem sobre reestruturação da Vida Consagrada em vista da missão


Por Rosinha Martins| 13.11.14| Reestruturar a Vida Consagrada em vista da missão e avançar em processos de humanização deste estilo de vida,  é o assunto que  levou a Buenos Aires, esta semana, de 10 a 12,  84 religiosos e religiosas (superiores gerais, provinciais ou representantes de congregações), vindos de 16 países da América Latina e Caribe e entre estes, Itália e EUA. O evento teve como tema “A humanização da Vida Consagrada e sua saída missionária, com modelos alternativos de missão”.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, participou do encontro e falou sobre o significado deste evento no contexto do  Ano da Vida Consagrada. “Ajudar as congregações na reconfiguração de estruturas da Vida Consagrada, justamente em busca de maior leveza, mais humanização  e mais envolvimento na missão. Este seminário ajudará as congregações a se
prepararem melhor no seu interno para maior eficiência e eficácia na missão”.


Irmã Inês acrescentou, também, que, às portas do Ano da Vida Consagrada,  é uma momento forte para que as congregações reflitam se realmente estão a serviço da missão ou voltadas para as nossas estruturas e ocupando muita gente em prol delas. “ O apelo do grupo era bastante forte neste sentido: Que seja uma Vida Religiosa voltada para a missão,i.é, para os pobres, os mais marginalizados e empobrecidos da nossa sociedade.

Ainda, de acordo com a presidente,  todas as congregações estão numa grande busca, também por estarem vendo seus membros mais reduzidos, falta de vocações e, por outro lado, se sentindo muito interpeladas com  o apelo Papa Francisco que nos chama a uma vida mais coerente, cheia de esperança, alegre, e que olhe para a missão ao invés de estar voltadas para as suas estruturas, ‘o seu próprio umbigo’.

“Vivemos um tempos de Kairós, pois a Vida Religiosa está se questionando sobre o que Deus quer dela através do tema do Ano da Vida Consagrada, ‘Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança’ e com as exortações do Papa Francisco”,  concluiu.
Participou, também,  do Seminário, pela CRB Nacional, o religioso marista, membro da Diretoria Nacional da CRB, Irmão Joaquim Sperandio. 

Religiosos e bispos se reúnem em torno do Ano da Vida Consagrada 


Por Rosinha Martins |05.11.14| Religiosos e bispos representantes de 20 países da América Latina e Caribe se reuniram, de 13 a 16 de outubro em Quito- Equador.O encontro teve como objetivo, além de dar continuidade aos encontros entre as instituições eclesiais e fortalecer o mútuo conhecimento, refletir e apresentar pautas para o Ano da Vida Consagrada e partilhar processos e inciativas que fomentem a vida plena e a comunhão missionária no continente latinoamericano e caribenho.

De com os participantes, o método ver, julgar e agir favoreceu a constatação dos novos cenários e sujeitos emergentes e a reflexão sobre a Vida Consagrada à luz do magistério do Papa Francisco e as orientações da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano. Na ocasião o grupo aproveitou o momento para aprofundar o Horizonte Inspirados do Plano Global da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).

“Tudo isso com o propósito de assumir o Ano da Vida Consagrada de acordo com a convocação do Papa Francisco, como um tempo de graça para toda a Igreja. Com os bispos e  presidentes de las Conferencias Nacionais da Vida Consagrada, queremos renovar no  Senhor Jesus a vocação com a qual nos presenteou e fazer arder o nosso coração saindo para novas periferias existenciais, para anunciá-Lo  onde a vida clama e nos permite tocar a carne de Cristo” (CLAR).